sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Quando o rádio se torna popular"

No início da década de 1930, a situação havia mudado e o rádio se tornara um veículo mais popular. Em São Paulo (que oferecia os maiores salários do país) um aparelho de rádio custava em torno de 80$000 e o salário médio de uma família de trabalhadores era de 500$000 por mês. Ainda na década de 1930, surge o rádio comercial, após a emissão de um decreto permitindo a inserção publicitária – Decreto nº 21.111, de 1º de março de 1932, que autorizava 10% da programação da rádio a ter comerciais (atualmente é 25%). Como resultado, a produção erudita passou a ser popular e os interesses dos proprietários passaram de educativos para mercantis. Por outro lado, a competição gerou desenvolvimento técnico, popularidade e status às emissoras. A década de 30 marcou o apogeu do rádio como veículo de comunicação de massa, refletindo as mudanças pelas quais o país passava. O crescimento da economia nacional atraía investimentos estrangeiros, que encontravam no Brasil um mercado promissor. A indústria elétrica, aliada à indústria fonográfica, proporcionaram um grande impulso à expansão radiofônica. Vamos fazer uma breve viagem por essa década que foi tão importante para a comunicação no nosso país, A Década de Consolidação do Rádio.

Com a criação do primeiro documento sobre Radiodifusão em 1931, as rádios começam a divulgar anúncios e se estruturar como empresas.
Os primeiros anúncios foram do sabonete Gessy:



E do melhoral:



Preocupação com a audiência, Passa do cultural/erudito para o popular/lazer e diversão:






Acima Carmen Miranda, Elisa Coelho e Trio de Ouro. Foram alguns dos cantores que começavam a faze sucesso na época.


Surgem os primeiros profissionais, os programistas. E os programas passam a Ter horários fixos.

Primeiro programa de rádio comercial no Brasil, 1932. Ademar Casé revolucionou o rádio, na época.



O Programa Ademar Casé também lançou o primeiro Jingle do Brasil. “Pão Bragança”, autoria de Antônio Nassara, para a Padaria Bragança. E o jingle do sabonete Lifeboy.




Em 1934, Getúlio Vagas cria o programa “A hora do Brasil no rádio”.
 Rádio Kosmos cria o primeiro auditório em 1935:



Auditório da Rádio Kosmos

Em 1935 é criada a Rádio Jornal do Brasil, voltada a informação;
Em 1936 é criada a rádio Nacional, considerada um marco da transformação do rádio no Brasil. Emissora que além de grandes comunicadores, ajudou a divulgar ainda mais os talentos da música popular brasileira como:





Acima Orlando Silva e Vicente Celestino.


E então, a partir de 1936: Época de Ouro do rádio, toda a publicidade passa a ser destinada ao rádio.


Como vimos, a década de 30 foi marcada por inovações tecnológicas que influenciaram de forma significativa a sociedade e a vida de cada pessoa. Os meios de comunicação, em especial o rádio, tiveram um papel importante na divulgação de idéias e na formação de opiniões.
Encurtando distâncias e transmitindo informações e entretenimento, o rádio mantinha as pessoas a par dos acontecimentos. Grande parte da população brasileira tinha o rádio como forma de lazer. Por meio da música, informações, humor e variedades, o rádio levava a realidade e o sonho aos lares.

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