segunda-feira, 18 de abril de 2011

Radionovelas


Radionovelas

Desde os anos 30 já se ouvia dramatizações nas rádios, que eram denominadas Radionovelas.

Rádios como a paulista Record ou as cariocas Myrink Veiga e Nacional, possuíam os seus grandes programas de radioteatro, mas o gênero começaria a ser um sucesso de grandes proporções apenas às 09h30 do dia 1º de junho de 1941, com a primeira radionovela transmitida no país, Em Busca da Felicidade. Foram 284 capítulos em quase dois anos. As transmissões eram sempre nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira.

Com o sucesso da radionovela, a Colgate-Palmolive projetou veiculação para alavancar as vendas do creme dental na indústria norte-americana.

A primeira radionovela brasileira foi Fatalidade, na rádio de São Paulo. A produção da emissora paulistana era baseada em uma série de cenas românticas, temática comum ao gênero.

As radionovelas tinham por característica um enredo simples e relevante conservador. O sucesso das radionovelas foi gradativo, com o tempo passou a ser transmitida nos três turnos do dia. Em 1945, a Nacional transmitia diariamente 14 produções.




O American Way of Life nas Ondas da Nacional

Desde da década de 30, grandes agências norte-americana já atuavam no Brasil, como Walter Thompson. O rádio aparecia como um meio mais adequado de veiculação publicitaria. Os anúncios eram em formatos de textos ou jingles e os principais anunciantes usavam técnicas comuns na época nos Estados Unidos.

Temos como exemplo, o repórter Esso, onde o nome do produto aparece associado ao progama. Outro exemplo é o creme dental Colgate que aparecia como patrocinador do programa Em Busca da Felicidade, cujos rótulos davam direito a foto do artísta. Um outro progama é o Um Milhão de Melodias, o qual lançou o rerigerante Coca-Cola.

O progama Um Milhao de Melodias é um grande exemplo do processo de americanizado. A sua estrutura seguia a dos musicais de rádio norte-americano. Para cada número musical, brasileiro ou americano, preparava-se arranjos especiais, por exemplo: “- Senhoras e senhores! Boa noite! Cola-Cola, a bebida de todas as estações , tem a grande satisfação de lhes oferecer o segundo progama da série: Um milhão de melodias…”

4 comentários:

  1. É muito interessante escutar essas rádio novelas - no youtube voce encontar.
    Na própria Rádio Nacional, desde o fim da década de 1930, era apresentado todos os sábados o programa Teatro em Casa, que consistia na radiofonização, em uma única apresentação, de uma peça teatral - por isso que não se caracterizavam muito como radionovelas. Havia ainda Gente de Circo,de Amaral Gurgel, uma história semanal seriada, que estreou no início de 1941.
    Foi so realmente com a Em Busca da Felicidade que começou as radionovelas no Brasil.
    Agora é impressionante como elas realmente se tornam populares, fazendo com que muitas pessoas ate acreditem que sejam de verdade.
    Um episodio americano que demonstra muito bem isso foi a transmição de Orson Welles interpretando obra de ficção científica A Guerra dos Mundos - tambem pode ser encontrado no youtube.

    Érica Oliveira Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Radionovelas são muito legais e interessante, até hoje gosto de ouvir radio, imagina se até hoje tivesse novela, eu não ia tirar a orelha do radio ,acho que despertaria uma certa curiosidade só de ouvir as vozes dos atores e teria que prestar bastante atenção.

    ResponderExcluir
  3. Fica a dúvida acima. Qual foi a primeira radionovela trajsmitida no Brasil? Em Busca da Felicidade ou Fatalidade?

    ResponderExcluir
  4. As radionovelas, fizeram muito sucesso, nos anos, 40,50,60,70, mesmo na década de 80, ainda tínhamos emissoras que produziam e tinham boa audiência. Por isso, queremos às RADIONOVELAS de volta, o rádio AM, prescisa delas, para voltarem a ser novamente uma grande opção, queremos uma nova rádio São Paulo, que transmitia , 18 Radionovelas diárias, sonhar é bom...

    ResponderExcluir