segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Apogeu




  • Introdução

O apogeu do rádio inicia-se quando o Estado Novo aproxima-se do EUA, país o qual inspirava muito os profissionais brasileiro da área de rádio devido sua programação radiofônica de ondas curtas. As relações entre Brasil e Estados Unidos foram se estreitando e durante a oitava conferência Pan Americana, em Lima onde foram oferecidos empréstimos para que o Brasil pudesse saldar suas dívidas com os ingleses e franceses, além de 50 milhões em produtos norte americanos , ou seja, havia uma certa "ajuda" e isso resultou em facilidades na entrada de empreendedores no Brasil, laços econômicos foram rompidos e a América Latina e a Alemanha nazista se tornam mais presente e difundem mais seu poder econômico. Um ano após a conferência de Havana os EUA lança sua política de boa vizinhança a partir daí a uma maior influência e penetração cultural norte americana. Tomando como bases tais contecimentos o rádio passa a viver sua época de ouro, com programação voltada para o entretenimento, predominando programas de auditório, radionovelas e humorísticos, com o tempo a cobertura esportiva ganha seu espaço e o radio jornalismo cresce quando o país se envolve na Segunda Guerra Mundial, nesse momento o rádio passa a ser o principal veículo de informação dos brasileiros e adquire uma audiência massiva, tornando-se no início dos anos 50 a primeira expressão das indústrias culturais no Brasil.



A Rádio Nacional começa a se transformar no primeiro fenômeno de indústria de radiofusão na década de 40, quando o Estado Novo determina a encapação do grupo o qual ela fazia parte, foi usado o argumento de uma dívida de 3 milhões de libras esterlinas, divída a qual o próprio presidente havia deixado de lado e agora por interesses fazia uso para seu benefício. Todos os patrimônios inclusive a rádio passa a ser da União, ou seja, do governo. Como registra Sérgio Cabral, após o decreto Getúlio Vargas passa a controlar o jornal de maior circulação na capitão federal, A noite, e aquela que com o tempo se tornaria a principal rádio do país. A Nacional começou a trilhar sua história em rumo a liderança de audiência em 1940, Dóris Fagundes explicava o sucesso da rádio a partir da dupla situação, a de pertencer ao governo, mas ser regida de forma comercial, pois a rádio era rica em publicidade e o dinheiro era reinvestido na própia rádio nacional, garantindo assim uma programação rica e que conquistava o público. A rádio começa um caminho de conquista do mercado, contrata todo o Elenco Musical da Mayrink Veiga que era uma rádio carioca que fez muito sucesso nos anos 30, sendo considerada um reduto de novos talentos, a patir dessa contratação o faturamento cresceu ano a ano em 1956 mútiplicou seu valor cem vezes se comparado com 1936, além dos faturamentos diversos acontecimentos ao longo do período de liderança da Nacional atestam sua penetração junto aos ouvintes, um dos acontecimentos marcantes foi o de um boeing que após atravessar a floresta amazônica apresenta problemas elétricos e o piloto fica sem condições de localizar o campo de pouso, quando a informação repassada pelo comandante chega ao oficial da Base Aérea ele contata a Rádio Nacional e minutos depois a mesma transmite uma mensagem aos moradores da região onde o avião se encontrava, pedindo que todos se dirigissem com seus automóveis para o aeroporto a fim de iluminar a pista de pouso. A mensagem teve grande repercussão e pouco tempo depois o avião aterrisou na pista de pouco iluminada pelos fárois dos automóveis. Fatos como esse comprovam o poder da Rádio Nacional no território brasileiro, constituindo-se como um elemento de grande relevância na opinião pública.



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